PSPP

Vale a pena aprender PSPP?

Escrito por Erick Faria · 4 min. >
vale a pena aprender pspp

Será que vale a pena aprender PSPP? Uma dúvida muito pertinente e que constantemente eu escuto das pessoas que estão aprendendo estatística. O PSPP foi criado para ser uma alternativa gratuita ao SPSS. O PSPP compartilha de muitas coisas do SPSS e é uma excelente alternativa gratuita. Entretanto, existem algumas coisas que devemos considerar antes de investir nosso tempo para aprender algo novo. É isso que vamos abordar nesse post.

O que é PSPP?

O PSPP é um programa estatístico para dados amostrais. Com PSPP você pode fazer análises estatísticas inferenciais e descritivas além de construir modelos.

É grande vantagem do pspp, é seu ambiente gráfico que permite que você sem conhecimento de programação consiga fazer análise estatística.

Para responder à questão se vale a pena ou não aprender o PSPP, primeiramente você precisa ter uma ideia do que tipo de carreira você busca seguir. De antemão eu posso assegurar que caso você procure seguir uma carreira na ciência de dados, ou seguir algo relacionado a estatística avançada, eu acho que o PSPP não é para você.

Apesar de ser um programa muito bom o PSPP não tem a mesma capacidade de flexibilidade que as linguagens de programação conseguem entregar. Assim, eu acho interessante que caso você queira seguir uma carreira voltada para dados e queira se especializar nesse assunto aprenda desde já uma linguagem de programação como por exemplo python.

Claro, nada impede que você aprenda um pouco de PSPP para ter conhecimento e ampliar a sua base de softwares que você saiba trabalhar. Eu, por exemplo, sou um caso desse. Apesar de nunca ter trabalhado na carreira profissional com PSPP, eu aprendi para ampliar os meus conhecimentos.

Entretanto, caso você seja um profissional que deseja fazer apenas algumas análises estatísticas básicas vírgulas de dados amostrais, eu acho que o PSPP será um grande aliado para você.

É difícil aprender PSPP?

Aprender PSPP não é difícil. Você consegue facilmente aprender a utilizar o PSPP com algumas horas de estudo. Assim, a curva de aprendizado é muito baixa.

Se você visita o blog e já acessou as minhas aulas – Curso de PSPP , você provavelmente viu que em apenas alguns minutos já é possível fazer algumas análises básicas de PSPP.

Assim aprender PSPP não é um investimento do seu tempo muito alto. Com o PSPP você não precisará gastar muito tempo para aprender a fazer análises estatísticas. A baixa necessidade de tempo para aprendizado é um fator muito positivo para responder se vale a pena ou não aprender PSPP.

Caso você queira se especializar e aprender a programar no PSPP por meio da sintaxe, aí sim o aprendizado irá demorar mais.

Aprender a sintaxe do PSPP, na minha opinião não vale a pena. A sintaxe do PSPP é o equivalente a aprender uma linguagem de programação. Se você for ler a documentação para aprender comandos escritos, é muito mais interessante aprender a programar logo de uma vez.

A sintaxe do PSPP é muito ruim e muito complexa. Se você comparar com a linguagem de programação python você verá que o python é muito mais fácil. Logo, por uma questão lógica e de aproveitamento do tempo é muito mais interessante aprender python do que o PSPP avançado.

Aprender SPSS ou PSPP?

Eu acho que vale a pena aprender SPSS somente se você for trabalhar em um laboratório que as pessoas usam ele como padrão. Aprender a ficar bom em SPSS significa que você irá ficar refém de uma licença para o resto da sua vida.

Eu falo essas coisas por experiência própria. Eu aprendi e trabalhei com SPSS durante três anos. Quando eu sai do laboratório que eu trabalhava e fui trabalhar em outro local que não tinha licença foi onde eu senti falta e me arrependi de não ter investido o meu tempo em aprender logo de vez a linguagem de programação ou algum programa livre.

Se você quiser aprender um programa estatístico com interface gráfica, eu aconselho você a aprender o PSPP logo de vez. Você nunca irá precisar se preocupar com licenças. Caso você vá trabalhar em outro local não terá problema em precisar comprar licenças.

Eu já mostrei em outros posts aqui do blog que o SPSS vem caindo em desuso. É importante nós focarmos em aprender coisas que serão úteis para o nosso futuro.

Vale a pena aprender PSPP?

Agora que vimos algumas características do PSPP frente ao SPSS, vamos abordar as vantagens e desvantagens do PSPP para te ajudar a responder se vale a pena aprender PSPP.

Vantagens do PSPP

As vantagens do PSPP irá depender muito do seu uso. Se você procura um programa com interface gráfica para fazer análises estatísticas você verá que o PSPP irá te entregar tudo isso gratuitamente.

A principal vantagem do PSPP é sua capacidade de fazer análise estatística em um ambiente gráfico. Quando você não precisa se preocupar em aprender a programar para fazer a análise estatística você pode concentrar seus estudos somente na parte teórica e na matemática da análise.

Entretanto, maior vantagem que eu vejo no PSPP é o fato dele ser gratuito. Você não precisa ficar instalando versões piratas de programa que geralmente podem dar muita dor de cabeça com vírus ou outros programas maliciosos.

Utilidade do PSPP

As utilidades irão depender da sua criatividade. Eu recomendo o PSPP para os profissionais da Saúde. São pessoas que precisam trabalhar com dados amostrais e que precisam fazer algumas análises estatísticas básicas.

Os profissionais da saúde podem utilizar o PSPP, para fazer a análises sobre os seus pacientes sem a necessidade de aprender uma linguagem de programação.

Para esses profissionais a estatística é apenas uma ferramenta, ou melhor dizendo um auxílio para entender um determinado problema ou estudo. Geralmente esses profissionais não tem o interesse de aprender linguagem de programação. Muito das vezes, sequer faz sentido aprender programação quando você é um profissional da área da saúde e não deseja se especializar na área.

Um exemplo muito comum são os psicólogos. Em alguns casos eles precisam fazer análises clínicas com uma amostra de pacientes. Um psicólogo comumente, não utiliza a estatística no seu dia a dia de forma corriqueira. Evidentemente nada impede que um profissional se especialize em estatística mas esse profissional irá seguir uma linha de estudo voltada para estatística. É diferente daquele profissional que deseja utilizar a estatística em algumas análises clínicas.

Para esses profissionais o PSPP terá uma utilidade imensa. A partir da base de dados que eles constroem com os pacientes vírgulas eles podem instalar o PSPP livremente em suas máquinas e realizar as análises estatísticas. Com a estatística inferencial ou descritiva eles poderão facilmente gerar relatórios e potencializar suas análises.

Esses exemplos citados, são apenas alguns que eu conheço e já vi pela minha experiência profissional. Entretanto, a utilidade do PSPP irá depender do uso de cada pessoa. A criatividade é o limite.

Se você se interessou pelo PSPP assista o vídeo abaixo que ensino como dar os primeiros passos no PSPP. Acompanhando meus vídeos que estão disponíveis gratuitamente você poderá dar os primeiros passos no PSPP e decidir se vale a pena aprender PSPP.

Escrito por Erick Faria
Engenheiro de Dados com Ph.D. em Geografia e experiência em análise espacial e geoprocessamento. Expertise em processamento de grandes volumes de dados geoespaciais, imagens de satélite e dados de mercado, utilizando ferramentas como Spark, Databricks e Google Earth Engine. Experiência em projetos de mercado de carbono, modelos preditivos para investimentos agrícolas e liderança de projetos de dados em saúde pública. Habilidades em Python, R, SQL e diversas ferramentas de engenharia de dados. Profile
download do PSPP

Como fazer o Download do PSPP?

Erick Faria em PSPP
  ·   1 min.
Configurar Variaveis no PSPP

Configurar Variáveis no PSPP

Erick Faria em PSPP
  ·   3 min.