Python

Introdução ao Python 3

Escrito por Erick Faria · 2 min. >
Primeiro Contato com o Python

Introdução ao Python

Hoje nós vamos dar os primeiros comandos no terminal do python. Nessa aula eu quero que você perca um pouco do medo e comece a se familiarizar com os comandos do python.

Muitas pessoas ficam com medo de começar a programação pois se deparam logo de cara com um código muito grande. Em vários cursos que eu já presenciei, as pessoas começam ensinando coisas muito sofisticadas o que acabam assustando o início do aprendizado em python.

Por isso, nessa aula nós vamos fazer comandos básicos começando por operações matemáticas simples para que você comece a entender a lógica do programa.

O que é possível fazer com o Python?

É possível fazer quase tudo com o python. Entretanto nessa aula nós vamos nos ater em aprender as operações matemáticas básicas.

Como começar a usar o Python?

Vamos começar a usar o python fazendo operações aritméticas matemáticas. Comece calculando soma de números e multiplicações. Veja que a linguagem de programação segue um sistema lógico assim como a linguagem falada.
 
Observe que você precisa seguir os mesmos padrões de raciocínio lógico para escrever o seu código em python.
 
Com esses exemplos simples você verá que é muito fácil programar em python. Não pule etapas e não tente fazer coisas sofisticadas. Vamos devagar fazendo contas matemáticas para depois avançar.
 

Criando variáveis em Python

As variáveis são objetos que nós armazenamos na memória do computador. Esses objetos ficam armazenados em um espaço como se fosse um guarda-roupa. Pense que você tem um armário em que você irá guardar vários dados. Quando você cria um objeto, que significa a mesma coisa que uma variável você está armazenando esses dados na memória RAM do seu computador.
 
No caso do nosso curso, como nós estamos utilizando o Google colab, estamos armazenando todos esses dados na memória RAM que o Google fornece para nós.
 
Nós criamos variáveis para que depois nós possamos acessar esses dados ou informações que acabamos de armazenar. Nós criamos variáveis para poder acessar as informações depois. Nós sempre devemos criar variáveis que fazem sentido para o nosso trabalho, é como criar um objeto na vida real que será útil para nós um dia.
 
Para criar uma variável no python é muito simples basta que você declare o nome da variável seguido pelo sinal de igual e depois as informações que irão compor esse objeto.
 
numero = 5

Python = 'Melhor linguagem de Programação'

num_pi = 3.14

soma = 5+5
 

O que aprender em Python?

Nós vamos aprender de tudo um pouco no python. Nesse curso você verá todas as etapas que fazem parte dos fundamentos do python. É possível aprender a fazer praticamente tudo. Entretanto, foca o seu aprendizado nesse curso e depois que você terminar você será capaz de seguir o caminho que você preferir.
 
É muito importante que você respeite a curva de aprendizado e tem um foco nos seus estudos. Caso contrário você ficará perdido no meio do caminho e não conseguirá aprender nada.
 
Nesse momento você tem que aprender a fazer as operações matemáticas básicas e criar variáveis. Foque em aprender a lógica da linguagem e como você deve fazer para pensar na linguagem de programação. Seu foco deve ser o único exclusivamente em entender como pensar para resolver os problemas usando o python.
 
Não pense em resolver problemas sofisticados agora senão você irá pensar muito além e não irá aprender nada.

Vídeo aula de Primeiro contato com Python

Se você preferir, você pode assistir a aula em vídeo. O conteúdo é semelhante, porém alguns alunos(as) preferem assistir aulas. Aqui no Balaio Científico você tem essa opção.
Escrito por Erick Faria
Engenheiro de Dados com Ph.D. em Geografia e experiência em análise espacial e geoprocessamento. Expertise em processamento de grandes volumes de dados geoespaciais, imagens de satélite e dados de mercado, utilizando ferramentas como Spark, Databricks e Google Earth Engine. Experiência em projetos de mercado de carbono, modelos preditivos para investimentos agrícolas e liderança de projetos de dados em saúde pública. Habilidades em Python, R, SQL e diversas ferramentas de engenharia de dados. Profile